terça-feira, 22 de março de 2011

Para a galera do 9º ano física


Exercícios
1. Um móvel descreve um MUV numa trajetória retilínea e sua posição varia no tempo de acordo com a expressão: s = 9 + 3t - 2t2. (SI) Determine: a posição inicial, a velocidade inicial e a aceleração.
2. É dado um movimento cuja função horária é: s = 13 - 2t + 4t2. (SI) Determine: a posição inicial, a velocidade inicial e a aceleração.
3. A função horária de um automóvel que se desloca numa trajetória retilínea é s=20+4t+5t2, onde s é medido em metros e t em segundos. Determine a posição do móvel no instante t=5s.
4. Um móvel parte do repouso da origem das posições com movimento uniformemente variado e aceleração igual a 2 m/s2. Determine sua posição após 6 s.
5. Um móvel parte com velocidade de 10 m/s e aceleração de 6 m/s2 da posição 20 metros de uma trajetória retilínea. Determine sua posição no instante 12 segundos.
6. Uma moto parte do repouso com aceleração constante e 5 s após encontra-se a 50 m da posição inicial. Determine a aceleração da moto.
Exercícios complementares
1. É dada a função horária do M.U.V de uma partícula, s = -24 + 16t - t2. Determine (no S.I): a) o espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração da partícula; b) a posição da partícula no instante t = 5s.
2. Ao deixar o ponto de parada, o ônibus percorre uma reta com aceleração de 2 m/s2. Qual a distância percorrida em 5s?
3. Na figura acima temos o movimento de duas bolas. Que tipo de movimento tem a bola A, e que tipo de movimento tem a bola B? Escreva a função horária das posições para a bola B.
4. Construa um gráfico da posição em função do tempo para os carros A, B e C.
www.saladefisica.cjb.net

Um comentário: