domingo, 6 de maio de 2012

Recuperação do 7º ano Canto



Instituição: ESCOLA INFANTIL CANTO PORTINHO LTDA
Professor: Professor

Aluno: ______________________________________ N° _____ Ano: ________

Turma: ________________ Data: ______/______/______ Nota: ___________

ecologia


1)  A membrana plasmática é uma película que envolve a célula e está presente em todas as células, animais e vegetais. Explique suas principais funções.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


2)  Diferencie uma célula animal de uma vegetal.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________



3)  Qual a importância do ciclo vital para os seres vivos?
   _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


4) O que é metamorfose? Cite as fases da metamorfose e alguns animais que a apresentam.
     _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


5) A seguir são apresentadas algumas palavras com pronúncias parecidas, mas com significado diferente. Diferencie:
a) autótrofos de heterótrofos;
b) reprodução sexuada de assexuada;
c) fecundação interna de externa;
d) vertebrados de invertebrados.

6)  Existem seres unicelulares e pluricelulares. Baseando-se em seus estudos, responda:
a) Qual é a diferença entre eles?
_____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
b) Dê exemplos.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
c) Podemos dizer que os seres pluricelulares são melhores que os unicelulares?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________



7) Complete:
Na reprodução ____________________, o ____________________ masculino se une com um gameta ____________________, originando a ____________________. A esse processo damos o nome de ____________________.
Em razão da participação de gametas, essa reprodução também recebe o nome de reprodução ____________________.

8)  Quantos reinos existem? Quais são eles?
 _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


9) Relacione as colunas:
a) Animais
(      ) Eucariontes, maioria pluricelulares, heterotróficos
b) Plantas
(      ) Eucariontes, pluricelulares, autotróficos
c) Fungos
(      ) Eucariontes, unicelulares, heterotróficos ou autotróficos
d) Protistas
(      ) Procariontes, unicelulares, heterotróficos ou autotróficos
e) Moneras
(      ) Eucariontes, pluricelulares, heterotróficos


10) Hoje se diz que o verdadeiro pulmão da Terra é o oceano. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


12) Quais são os tipos de bactérias? Como elas vivem?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


13) Qual a importância das bactérias na decomposição e na fermentação?
____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

14)  São indivíduos com características parecidas que se relacionam e geram filhos capazes de se reproduzir. Tal afirmação refere-se a quê?
  _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


15) A que se referem a primeira e a segunda palavra do nome científico? E como devem ser escritas?
      _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


16) Os seres vivos podem ser classificados em quais reinos?
  _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


17) Os fungos possuem semelhanças com as plantas. Por que os fungos não fazem parte do Reino Plantae?
    _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


18) Os seres classificados quanto à ordem passam a ser classificados pela família e seguem uma sequência de classificação até chegar em espécie. Descreva completamente essa sequência.
  _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


19) Bactérias, amebas, árvores, elefantes e cogumelos são seres classificados em reinos diferentes. A qual reino pertencem os elefantes e as árvores?
  _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


20)  Descreva passo a passo o processo de reprodução dos vírus.
          _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

21)  Explique por que os anticorpos produzidos para destruir agentes invasores não têm efeito sobre todas as ameaças.
  _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

recuperação 8 ano canto


1)Ao darmos uma mordida em um lanche, o processo de digestão é iniciado com a ajuda de uma enzima. Explique como isso ocorre. Como se chama essa enzima?



2)Descreva o que é digestão mecânica.



3) Como ocorre a transformação das proteínas em aminoácidos?



4) A bile tem um papel muito importante na digestão. Explique o motivo e cite que órgão a produz.



 5)Para funcionar corretamente, nosso organismo precisa de água e sais minerais. Na digestão, qual parte do organismo é responsável por absorver a água e os sais dos alimentos?






6) (UFRS – RS) Relacione os órgãos às suas funções digestivas.
1. estômago
2. pâncreas
3. baço
4. intestino delgado
5. fígado
( ) secreção de bile e bicarbonato
( ) absorção de nutrientes
( ) digestão de proteínas
( ) secreção de enzimas digestivas
A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:
a) 5 – 4 – 1 – 2.
b) 2 – 1 – 5 – 3.
c) 1 – 4 – 3 – 5.
d) 5 – 3 – 1 – 4.
e) 4 – 2 – 3 – 1.



7)(FEI – SP) Popularmente se diz que o sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos. Na verdade, esse sistema é responsável por todo o processamento dos alimentos, que envolve uma série de etapas. Assinale a alternativa que identifica as etapas do sistema digestório:
a) Ingestão, digestão, absorção e eliminação.
b) Respiração, digestão e excreção.
c) Mastigação, digestão, circulação e excreção.
d) Ingestão e respiração.
e) Ingestão, circulação, respiração e excreção.



8) Por que as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado são considerados órgãos anexos da digestão e não fazem parte do tubo digestório?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________



9)A língua é um órgão importante, formada por oito músculos e está presa na parte posterior, junto à faringe, e na frente está solta, permitindo assim uma grande mobilidade.
Quais as principais funções que ela exerce em nosso organismo?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________






10 )Relacione as vilosidades e microvilosidades presentes no intestino delgado com as funções desse órgão.
______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________






11)O intestino delgado é formado por duas partes: duodeno e jejuno-íleo. Por que podemos dizer que a primeira parte, menos extensa e mais larga, é a grande responsável pela digestão dos alimentos?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
12)  “Nós somos o que comemos.” Essa afirmação é correta? Justifique.

13) Liste os tipos de alimentos que fazem parte de uma dieta saudável.
Você tem quatro opções de refeição:
— um bife;
–– um copo de leite;
–– uma salada de tomate, repolho e azeitonas;
— duas fatias de pão integral.
Qual delas oferece proteína, ferro, vitamina B12 e gordura?
14-Por que o alimento é importante?

15- Quais órgãos fazem parte do sistema digestório?

16- Por que a desnutrição é maior nos países mais pobres e entre a população infantil? Explique.

17- Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:
a)corpo celular, parede celular e flagelos.
b) parede celular, axônio e dendritos.
c) corpo celular, axônio e dendritos.
d) axônio, dendritos e flagelos.
e) corpo celular, parede celular e dendritos.


18-  (PUC-RJ) O tecido epitelial tem como função fazer o revestimento de todos os órgãos do corpo. Neste sentido, pode-se afirmar que:
a)é ricamente vascularizado.
b) suas células são anucleadas.
c) suas células encontram-se justapostas.
d) apresenta junções celulares como as sinapses.
e) possui grande quantidade de substância intercelular.







219-   Unesp-SP) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.
As colunas reúnem algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.

Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e assinale a alternativa correta.
a) I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2.
b) I-4, II-3, III-2, IV-5 e V-1.
c) I-3, II-4, III-5, IV-1 e V-2.
d) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5.
e) I-5, II-4, III-1, IV-3 e V-2.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Recuperação do 6ºano Canto dos Pássaros





Aluno: ______________________________________ N° _____ Ano: ________

Turma: ________________ Data: ______/______/______ Nota: ___________

ecologia


1) Ligue os animais com as respectivas adaptações ao meio ambiente em que vivem.
a) Macaco            I) Faz migração para fugir do frio.
b) Camelo           II) Possui uma grossa camada de gordura para se proteger do frio.
c) Peixe                III) Consegue beber muita água e reservá-la para dias muito secos.
d) Urso polar      IV) Possui brânquias, absorvendo o oxigênio dissolvido na água.
e) Ave                   V) Com o auxílio de patas e cauda, consegue subir em árvores.



2)  Quais são os componentes que constituem um ecossistema? Explique cada um deles.
_________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________



3) O que são seres decompositores e qual é sua importância para a natureza?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


4) Complete as lacunas com as palavras: hábitat e ecossistema.
No _________oceano, os peixes herbívoros se alimentam de fitoplâncton e vivem próximos aos corais, onde é o seu _________.
As cavernas são o __________ dos morcegos e são encontradas no ___________ floresta.

5) Crie uma cadeia alimentar, possível de ser encontrada na natureza e indique o produtor, o(s) consumidor(es) e decompositor.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


6) Águia, vaca e homem são, respectivamente, animais:
a) onívoros, carnívoros e herbívoros.
b) carnívoros, onívoros e herbívoros.
c) carnívoros, herbívoros e onívoros.
d) herbívoros, onívoros e carnívoros.
e) onívoros, herbívoros e carnívoros.

7)  Qual é a importância dos vegetais para a vida animal?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

8)  A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas vezes irreparável. Como isso vem ocorrendo?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________

9) Não é de hoje que o aumento na produção de lixo é um problema nas grandes cidades. Relacione os benefícios de se realizar a reciclagem do lixo nas grandes cidades.
    _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


10) Cite as principais diferenças entre o Ártico e a Antártida.


11) Como podemos provocar um desequilíbrio ecológico?
   _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


12) (Olimpíadas de Ciências CDCC) Anualmente se comemora a semana do meio ambiente e as escolas se mobilizam para preparar atividades ecológicas com os alunos. Essas datas comemorativas, muitas vezes, funcionam como uma espécie de alívio na consciência. No dia da árvore, por exemplo, aproveitamos para enaltecer a função das árvores no planeta e incentivar, principalmente nas
escolas, o plantio de mudas. Que alívio! Fizemos algo para salvar a Terra.
(LEME, P. C. S.; SILVA, I. G.; AVELINO, C. R. Resíduos sólidos e a escola. O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para a educação ambiental. São Carlos: Rima, 2002.)
No entanto observa-se que a maior parte do lixo produzido nas escolas é composto por papel. Assinale as duas alternativas que poderiam ser tomadas para diminuir o desperdício de papel.
a) Encaminhar para a reciclagem
b) Tirar cópias desnecessárias
c) Instalar incineradores nas escolas
d) Usar frente e verso do papel
e) Incentivar o plantio de mudas na escola

13) O comensalismo e o mutualismo são os principais tipos de relações harmônicas interespecíficas. Compare-as, dando exemplos de cada uma delas.
____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


14) Seres da mesma espécie ou de espécies diferentes podem estabelecer uma relação desarmônica por disputarem alimento, luz, território, etc. Qual o nome que se dá a esta relação? De que maneiras os seres envolvidos podem demarcar território?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


15)  Explique o que são Produtores, Consumidores e Decompositores. Dê exemplos.
       _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________